Como fazer parede de cimento queimado
como fazer uma parede de cimento queimado

Aprender como fazer uma parede de cimento queimado pode ser uma ótima ideia para quem deseja renovar a decoração da casa sem gastar uma fortuna.

O DIY (Do It Yourself, ou “Faça Você Mesmo” em português) é uma verdadeira febre em todo o mundo, que ganhou ainda mais força durante o período de lockdown.

Esse tipo de técnica segue essa ideia, e é uma verdadeira tendência hoje em dia. Como está se tornando cada vez mais popular, muitos lares brasileiros estão aderindo a ela.

Sua origem é o decor industrial, com inspiração em estilos mais urbanos e modernos. Ela é bastante flexível, e pode ser adaptada aos mais variados tipos de cômodos.

Neste artigo, vamos ensinar a você um passo a passo sobre como fazer uma parede de cimento queimado, para que você possa mudar o visual da sua casa agora mesmo.

Daremos, também, algumas dicas sobre como economizar no processo e também se destacar para que sua decoração tenha um diferencial.

Quer saber mais? Vamos lá!

Por que a parede de cimento queimado é uma boa ideia?

Além de ser uma super tendência da decoração moderna, a parede de cimento queimado oferece uma série de outras vantagens:

  • rápida instalação;
  • limpeza e manutenção fáceis;
  • baixo custo;
  • versatilidade e adaptação a diferentes cômodos e estilos;
  • combina com ambientes internos e externos.

O passo a passo para ter sua parede de cimento queimado

Agora que você já sabe por que deve ter uma parede de cimento queimado, vamos ao passo a passo para fazê-la!

Você verá que ele é relativamente simples, e não é preciso ser um profissional para conseguir um efeito maravilhoso. Confira!

  1.  Escolha seu cômodo

Antes de iniciar o processo, você deve escolher o cômodo no qual fará a aplicação da sua parede de cimento queimado.

Conforme já falamos, ela é bastante versátil e vai bem em diferentes tipos de ambientes. Então, essa técnica poderá ser aplicada na sala, no quarto, no escritório e até no banheiro.

Lembre-se de verificar as dimensões do local que a receberá, para que você possa fazer uma estimativa do material que será utilizado.

  1.  Escolha a tonalidade

Depois de escolher o local apropriado, pense sobre qual tonalidade de cimento queimado você deseja para sua parede.

Há uma variedade grande de tons disponíveis no mercado. Apesar de suas diferenças serem sutis, é preciso pensar sobre o ambiente e suas preferências para fazer a escolha.

Tons mais claros combinam melhor com uma decoração minimalista, em tons pastéis. Já os mais escuros são ideais para contrastar com móveis bem coloridos e uma decoração forte.

  1.  Separe os materiais necessários

Para fazer sua parede de cimento queimado, você irá precisar de:

  • textura pronta para cimento queimado, que você encontra em lojas especializadas no ramo de tintas;
  • pincel e rolo;
  • fita crepe;
  • lixa fina;
  • bandeja para tinta;
  • bloco de espuma para construção;
  • desempenadeira de inox de canto arredondado;
  • verniz acrílico fosco acetinado.
  1.  Proteja todos os cantos da casa

Esse é o momento em que a fita crepe entra em ação!

Antes de começar sua obra de arte, não se esqueça de proteger todos os cantos da casa. Delimite os espaços necessários com fita crepe, contornando os interruptores.

Proteja o chão com jornal ou lona, e lembre-se também de contornar com fita crepe os limites do teto, para evitar manchas.

  1.  Higienize a parede em que o produto será aplicado

Para começar a aplicar o produto, você deverá providenciar a higienização da parede. Remova poeira, resíduos e manchas com um pano e água limpos.

Caso você esteja aplicando sua parede de cimento queimado na cozinha, utilize um desengordurante para garantir que ela está limpa e preparada para receber o produto.

  1.  Aplique a primeira demão

Concluída a preparação da superfície, está na hora de colocar a mão na massa! Aplique a primeira camada de maneira uniforme e fina, utilizando a desempenadeira de inox.

Com movimentos curtos, aleatórios e irregulares, vá preenchendo a parede. Isso é importante para garantir um efeito natural e realista.

Para potencializá-lo ainda mais, deixe alguns espaços incompletos, e finalize-os na segunda demão.

  1. Aplique a segunda demão

Aguarde o tempo previsto para secagem conforme o fabricante da textura escolhida. Em geral, ele consiste em um período de quatro a seis horas.

Aplique a segunda camada do produto da mesma maneira que aplicou a primeira, buscando sempre um efeito bastante rústico, natural.

Se houver algum excesso de textura, retire-o com a lixa e iguale a superfície.

  1.  Finalize o trabalho

Espere novamente o tempo determinado para secagem. Se for necessário, aplique uma terceira demão.

Remova a fita crepe, o jornal e a lona de proteção com cuidado. Então, aplique uma camada de verniz sobre a parede de cimento queimado para protegê-la e aumentar a durabilidade.

Sugestões incríveis de decoração para se destacar

Pronto! De forma fácil e rápida você tem uma incrível parede de cimento queimado para incrementar a decoração do seu ambiente!

Ainda assim, você deseja um “tcham”, um algo a mais? Então, veja essas dicas maravilhosas que trouxemos para você:

  • para criar um efeito rústico, inclua peças com bordas e acabamentos irregulares, como tijolinho maciço, pedras, madeira de demolição e tapetes de couro;
  • se você deseja criar um estilo mais industrial, invista em móveis artesanais com acabamento tubular e luminárias minimalistas;
  • para tornar o ambiente mais divertido, aposte em móveis e quadros em cores vibrantes e com design inusitado;
  • cores neutras, como o bege e o cinza, criam um efeito monocromático quando combinadas com a parede de cimento queimado. Isso confere um ar de modernidade ao ambiente.

Decorar um ambiente é uma ótima alternativa para valorizá-lo de maneira mais simples, sem transformações radicais. Além disso, todo o processo pode ser bastante divertido.

As tendências atuais trazem a modernidade, a praticidade e, principalmente, a sustentabilidade como características principais.

Se você se interessa pelo universo da decoração, é uma boa ideia estar sempre por dentro das últimas novidades e tendências, para escolher suas favoritas!

E aí, curtiu aprender como fazer parede de cimento queimado?

Então, tente aí na sua casa e volte para contar para a gente como ficou o resultado!

Veja também:

Sex-shop-em-londrina
Sex Shop Em Londrina
Se você procura por uma sex shop em Londrina com a melhor qualidade de produtos e total discrição na entrega este artigo foi escrito especialmente para você. Muitas vezes, ao procurarmos uma sex shop, nós nos deparamos com os seguintes pontos: A sexshop em Londrina é confiável?A sex shop faz entregas com sigilo?Os produtos eróticos Sex Shop Em Londrina
como fazer uma parede de cimento queimado
Como fazer parede de cimento queimado
Aprender como fazer uma parede de cimento queimado pode ser uma ótima ideia para quem deseja renovar a decoração da casa sem gastar uma fortuna. O DIY (Do It Yourself, ou “Faça Você Mesmo” em português) é uma verdadeira febre em todo o mundo, que ganhou ainda mais força durante o período de lockdown. Esse Como fazer parede de cimento queimado
dicas-de-presente-para-namorado-o-que-dar
22 dicas de presentes para agradar seu amor
Com o aniversário ou alguma data comemorativa se aproximando, escolher um presente para namorado pode ser uma tarefa um pouco complicada. Aliás, presentear de uma forma geral nem sempre é tão fácil. Tudo depende dos gostos, preferências e personalidade de cada um. Por mais que se conheça uma pessoa muito bem, é preciso pensar e 22 dicas de presentes para agradar seu amor
cornershop-cupom
Cupom Cornershop e Como Funciona
Se você está buscando um cupom Cornershop para fazer sua compra de mercado sem sair de casa, você acabou de chegar ao lugar certo. Aqui, te explicamos exatamente o que é a Cornershop e como funciona. O que é a Cornershop Aqui na Norte Magazine temos um cupom para você fazer sua primeira compra de Cupom Cornershop e Como Funciona